Sobre nossa proposta

O Observatório da Conservação Ambiental do Alto Solimões (OCAAS) é um projeto piloto que visa congregar informações e dados dos municípios do Alto Solimões, Amazonas, tríplice fronteira do Brasil-Colômbia-Peru. As atividades desenvolvidas têm o objetivo de produzir informações e disponibilizar dados sobre a região em contribuição aos processos de tomada de decisão institucionais. Além disso, oferecerá uma base de dados técnica e científica necessários para o desenvolvimento com respeito aos direitos legais constituídos dos povos indígenas, populações tradicionais na conservação dos recursos naturais. 

Em curto prazo a meta é validar as informações e dados oficiais organizados no repositório do OCAAS que serão disponibilizados no formato online. 

No médio prazo será construída a estrutura de governança conformada em rede, composta por Comitê Gestor, Secretaria Executiva, Comitê Científico, Comitê Editorial, Membros e Parceiros. 

A visão de futuro é que o OCAAS contribua efetivamente com instituições públicas, sociedade civil organizada e movimentos sociais, fornecendo informações organizadas em única plataforma/repositório resultantes de ações (que tipo) realizadas na região do Alto Solimões que produziram resultados públicos, bem como disponibilizar a produção técnicas, acadêmica e científica valorizando as instituições locais, e, entre outras produções de instituições externas. 

Pretende-se que o OCAAS se torne uma referência que congregue informações, dados, monitoramentos e pesquisas realizadas na região do Alto Solimões, visando a conservação ambiental como prioridade para promover o bem-estar e o modo de vida dos povos indígenas e das populações tradicionais que vivem no local e, resguardando os direitos dessas populações frente aos impactos sociais, ambientais e econômicos que assolam as periferias do Brasil.